O que é larp?
Afinal, o que é um larp?
Um larp é um tipo de jogo de representação, imersão e criação de narrativas coletivas que tem muitas familiaridades tanto com os jogos teatrais quanto com os jogos de RPG.
Porém, diferentemente desses parentes, os larps se propõem o desafio de serem radicalmente participativos. Isso quer dizer que, em um larp, não existe uma plateia, como no teatro, nem um mestre que controla a narrativa, como em muitos RPGs.
Todas as pessoas participantes têm iguais poderes e responsabilidades na criação da trama, que vai se desenrolando enquanto o jogo é jogado.
Poucas coisas estão determinadas no início do jogo, como a distribuição de personagens, um contexto ficcional e uma situação com a qual se vai ter que lidar. Nem mesmo a pessoa que o escreveu a proposta do jogo tem controle sobre como o jogo vai acontecer e como vai terminar, embora algumas regras sejam combinadas para a segurança das pessoas envolvidas e o bom andamento da sessão.
Cada participante atua como personagem da história e, além de ajudar a criá-la, desfruta da oportunidade de experienciar situações que talvez nunca pudesse vivenciar em seu cotidiano.
Devido ao seu modo de funcionamento e aos temas neles propostos, os larps podem propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades individuais e coletivas de um jeito bastante divertido.
Por exemplo, por ter a chance de lidar com problemas diferentes dos seus próprios e, sobretudo, por ter que fazer isso representando uma personagem diferente de si, a pessoa que participa de um larp tem a oportunidade de exercitar sua empatia e compreenção de realidades diferentes da sua.
O larp também pode colocar em situações nas quais podemos desenvolver nossas habilidades cooperativas, nossa atenção e escuta - além de poder contribuir para um senso crítico mais apurado, por precisar refletir e tomar decisões que terão impacto a trama do jogo e as demais pessoas participantes.
Justamente por essas características, o larp é um espaço acolhedor e radicalmente horizontal. Todas as pessoas participantes têm os mesmos direitos e deveres, o mesmo espaço para se colocarem e o mesmo suporte uns dos outros.
E o FLO?
O FLO - festival de larp online - é uma oportunidade de experimentar o larp em seu formato online, onde as pessoas participantes se encontram por meio de vídeo-conferências para juntos representarem personagens, vivenciarem histórias e explorarem novos universos e perspectivas.
Para participar de um larp do FLO, basta escolher um na programação e se inscrever. Não é necessário qualquer experiência prévia.
Ajeite-se na cadeira (ou na rede, na cama... onde for!), verifique o sinal de Wi-Fi e que todas as pessoas sejam bem-vindas!
~ Carolina Scartezini e Luiz Falcão
Comentários
Postar um comentário